Carregando...

Porto

Desmistificando as Radiações Ionizantes

R$ 29,90

Parcele em 4x de R$ 7,48 sem juros

O curso Desmistificando as Radiações Ionizantes apresenta noções sobre radiações ionizantes e soluciona as dúvidas mais comuns. Explica de forma simplificada o que é “Radiação”, apresenta diversas aplicações das radiações ionizantes e requisitos de radioproteção no Brasil.

Carga horária: 2 horas-aula

Para quem o curso é indicado?

  • Profissionais de empresas que utilizam fontes de radiação;
  • Estudantes que desejam ingressar na área de proteção radiológica;
  • Indivíduos sem formação em proteção radiológica que desejem expandir seus conhecimentos.

Desmistificando as Radiações Ionizantes

O curso desmistificando as radiações ionizantes busca transformar a visão das pessoas que desconhecem os benefícios do uso das radiações ionizantes, explicando brevemente o assunto ao aluno e reduzindo a radiofobia.

O assunto Radiações Ionizantes é normalmente associado a temas lúdicos ou destrutivos: bombas atômicas, acidentes nucleares (Chernobyl, Fukushima) ou acidentes com materiais radioativos como o de Goiânia. As pessoas tendem a se esquecer de que existem diversas aplicações das radiações ionizantes voltadas para o benefício da humanidade, como: medidores nucleares, radiografia industrial, radiologia e diagnóstico por imagem, medicina nuclear, radioterapia, perfilagem de poços de petróleo, técnicas analíticas, aplicações no ensino e na pesquisas, entre outras.

Cabe notar que fontes de radiação ionizante existem em todos os lugares, inclusive dentro do nosso corpo. Sim, o corpo humano possui diversos radionuclídeos na sua composição. A radiação é um fato da vida, algo corriqueiro que deve ser entendido; não temido.

Os efeitos das radiações ionizantes são estudados desde 1985 e já são bem conhecidos e documentados na literatura científica. Porém, o baixo nível de conhecimento sobre o que é radiação ionizante, seus efeitos e os benefícios advindos do seu uso levam as pessoas a terem medo das radiações (radiofobia). Isso não é bom, pois pode levar ao surgimento de problemas desnecessários como retrabalhos, processos trabalhistas ou recusas e demoras na prestação de serviços essenciais à população.

Seja um aluno do curso, transforme a sua visão sobre as Radiações Ionizantes e perceba que existe muito mais sobre este assunto do que você imagina.

Conteúdo Programático:

  • O que é Radiação?
  • Aplicações da Radiação Ionizante
  • A radioproteção no Brasil

 

Para auxiliar nos desenvolvimento da equipe de IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) do serviço de radioproteção, a PRO-RAD também oferece os cursos anuais obrigatórios para as áreas de radiologia e diagnóstico por imagem (treinamento anual de proteção radiológica em radiologia) e industrial (treinamento anual de proteção radiológica industrial).