Carregando...

Porto

Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

R$ 59,90

Parcele em 4x de R$ 14,98 sem juros

Treinamento introdutório sobre os efeitos biológicos das radiações ionizantes. São abordados aspectos relevantes de física das radiações, fontes de radiação no ambiente e no corpo humano, interação da radiação com o corpo humano, radiobiologia, efeitos estocásticos e determinísticos, síndrome aguda da radiação.

Carga horária: 2 horas-aula

Para quem o curso é indicado?

  • Profissionais que trabalham em empresas que fazem uso de fontes de radiação;
  • Estudantes que desejam ingressar na área de proteção radiológica ou prestar concursos;
  • Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOE) que desejem expandir seus conhecimentos.

Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

Este treinamento busca apresentar ao aluno noções iniciais sobre os efeitos biológicos das radiações ionizantes. São abordados aspectos relevantes de física das radiações, fontes de radiação no ambiente e no corpo humano, interação da radiação com o corpo humano, radiobiologia, efeitos estocásticos e determinísticos, síndrome aguda da radiação.

Os efeitos biológicos das radiações podem ocorrer após uma exposição de corpo inteiro ou de partes do corpo a qualquer dose. Não é necessário que seja uma dose alta. Também é importante a radiosensibilidade da célula. Cada tipo de célula possui uma resposta diferente à radiação ionizante, determinada pela maturidade celular, função da célula, taxa de reprodução, etc. Quanto mais jovem a pessoa, mais sensível ela será aos efeitos da radiação. Portanto, também é importante ter cuidado com níveis baixos de radiação, como no caso de exposições em radiologia e diagnóstico por imagem ou no uso de fontes de radiação em pesquisas e aplicações industriais.

O bom entendimento do risco leva à melhoria nas proteções. Logo, ao aumentar o conhecimento do aluno sobre os efeitos estocásticos e determinísticos que podem ser causados pelas radiações ionizantes este curso o ajuda a perceber os perigos das radiações ionizantes e, consequentemente, a se proteger de seus efeitos biológicos. Acesse o curso entenda as possíveis consequências de se expor à radiação.

Conteúdo programático:

  • Princípios de física das radiações;
  • Fontes de radiação no ambiente e no corpo humano;
  • Interação da radiação com o corpo humano;
  • Radiação natural;
  • Efeitos estocásticos e determinísticos;
  • Síndrome aguda da radiação.

 

Para auxiliar nos desenvolvimento da equipe de IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) do serviço de radioproteção, a PRO-RAD também oferece os cursos anuais obrigatórios para as áreas de radiologia e diagnóstico por imagem (treinamento anual de proteção radiológica em radiologia) e industrial (treinamento anual de proteção radiológica industrial).