Carregando...

Porto

Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas – SATR

R$ 339,80

Parcele em 4x de R$ 84,95 sem juros

Este treinamento de qualificação é destinado a profissionais técnicos ou tecnólogos em radiologia que desejam atuar como SATR nos serviços em que trabalham. Tem por meta ser um importante diferencial para os profissionais que são ou desejam ser indicados para esta importante responsabilidade perante as empresas em que trabalham e o seu CRTR.

Carga horária: 4 horas-aula

Para quem o curso é indicado?

  • Técnicos em radiologia;
  • Tecnólogos em radiologia;
  • Profissionais e estudantes que buscam oportunidades em suas carreiras.

Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas

Todas as empresas, públicas ou privadas, que possuam em seus quadros funcionais Técnicos em radiologia ou Tecnólogos em radiologia devem indicar ao CRTR um destes profissionais para atuar como Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATR) do serviço de radiologia.

Ser o Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas compete apenas aos profissionais com formação de técnico ou tecnólogo em radiologia. Portanto, este treinamento é destinado a pessoas com esta formação e que desejam obter alto nível de qualidade ao executar suas atribuições, assim como objetivam maior destaque e oportunidades na carreira.

A Resolução CONTER número 11 de 2011, regula e normatiza as atribuições do SATR, considerando que cabe ao SATR trabalhar para o perfeito desempenho técnico e moral da profissão e o bom conceito daqueles que exercem a atividade profissional nos serviços de radiologia, assim como a incessante busca por padrões aceitáveis de qualidade da imagem e por reduzir a dose nos pacientes e trabalhadores, otimizando exposições.

Além das atribuições, este curso de qualificação para SATR busca apresentar assuntos que não são, necessariamente, tratados nos cursos regulares de formação acadêmica e profissional. Ao expandir seus conhecimentos técnicos e gerais sobre a cultura relacionada à proteção radiológica, o profissional atualizado se torna capaz de melhor entender e esclarecer dúvidas pertinentes para sua equipe e para seus superiores, resultando em maior eficiência e credibilidade.

 

Conteúdo programático:

  • A radioproteção no Brasil
  • Programa de garantia da qualidade
  • Responsabilidades
  • Gestão e melhoria contínua
  • Noções de proteção radiológica
  • Perfil do SATR
  • Atribuições do SATR
  • Legislação (CNEN, ANVISA, CONTER)

 

Para auxiliar nos desenvolvimento da equipe de IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) do serviço de radioproteção, a PRO-RAD também oferece os cursos anuais obrigatórios para as áreas de radiologia e diagnóstico por imagem (treinamento anual de proteção radiológica em radiologia) e industrial (treinamento anual de proteção radiológica industrial).