Carregando...

CURSOS EAD PRO-RAD

Porto

Porto

Proteção Radiológica em Radiologia – 8 horas-aula

R$ 299,00 R$ 199,90

Este curso destina-se a fornecer conhecimento teórico obrigatório sobre segurança no trabalho com radiações para profissionais que laboram em radiologia médica, odontológica e veterinária. O curso atende às exigências legais de treinamento anual da ANVISA.

Para quem o curso é indicado?

• Profissionais que trabalhem com radiologia diagnóstica e intervencionista, em medicina, odontologia e veterinária (técnicos, tecnólogos, enfermeiros, médicos, engenheiros, etc);

• Profissionais que auxiliam o setor de radiologia;

• Indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE) em serviços de saúde.


Aula 1 – Introdução à Proteção Radiológica: apresenta a atual situação da proteção radiológica no Brasil e como proceder para gerir um sistema de radioproteção voltado às exigências das legislações trabalhista, sanitária e da CNEN.

Aula 2 – Radiações Ionizantes: ensina noções sobre o tema radiações. Suas propriedades e formas de interação das radiações X e gama com a matéria. Apresenta ao aluno a radiação natural ambiental e como são gerados os raios X.

Aula 3 – Operação de Equipamentos de Raios X: apresenta as partes constituintes de um equipamento de raios X, procedimentos de trabalho para a operação de rotina e as exigências sanitárias relacionadas à garantia da qualidade.

Aula 4 – Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes: apresenta as unidades radiométricas, como as radiações ionizantes interagem com o corpo humano e os principais efeitos relacionados ao trabalho com este risco ocupacional.

Aula 5 – Processamento Radiográfico: ensina conceitos e práticas relacionadas à formação da imagem radiográfica, ao processamento adequado e técnicas de análise a serem consideradas para uma boa Qualidade da Imagem radiográfica.

Aula 6 – Segurança no Trabalho com Fontes de Radiação: apresenta as exigências trabalhistas relacionadas à Proteção Radiológica, equipamentos de proteção coletiva (blindagens) e individual (EPI), monitoração individual (dosimetria) e ambiental (LTCAT) e métodos de controle do risco ocupacional.

Aula 7 – Procedimentos para Minimizar a Exposição: ensina fatores que o indivíduo ocupacionalmente exposto deve saber trabalhar para minimizar as exposições médicas de pacientes e acompanhantes, assim como formas de proteger a si e a outras pessoas em situações de rotina e de acidentes.

Aula 8 – Dispositivos Legais: apresenta a legislação pertinente à Proteção Radiológica no Brasil, a quem cabe as responsabilidades de sua aplicação e problemas legais relacionados ao trabalho com radiação ionizante no Brasil, além de discorrer sobre os adicionais de Insalubridade e Periculosidade.