Carregando...

Porto

Dosímetro, o que é e como usar

R$ 29,90

Parcele em 4x de R$ 7,48 sem juros

Treinamento básico sobre o uso do dosímetro. Apresenta o dosímetro por dentro, seus detectores, formas de uso, tipos de dosimetria e rotinas necessárias ao adequado funcionamento do serviço de dosimetria.

Carga horária: 2 horas-aula

Para quem o curso é indicado?

  • Indivíduos ocupacionalmente expostos à radiação ionizante (IOE);
  • Profissionais do serviço de radioproteção;
  • Responsáveis pela proteção radiológica.

Dosímetro, o que é e como usar

Este treinamento apresenta ao aluno como funciona um sistema de dosimetria individual. Também mostra como é um dosímetro (ou monitor) por dentro. Este curso foi elaborado para profissionais que desempenham atividades nas mais diversas práticas, como em radiologia e diagnóstico por imagem, indústria ou pesquisas acadêmicas.

A Legislação Federal exige que todo indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE) à radiação ionizante utilize dosímetro para monitoração individual da dose ocupacional. São considerados IOE todas as pessoas que trabalham expostas ou com possibilidade de exposição à radiação ionizante. A legislação de proteção radiológica exige que esses profissionais utilizem o monitor de tórax durante toda a jornada laboral. Adicionalmente, profissionais que laborem em atividades que possam resultar em exposição nas mãos ou dedos devem utilizar monitor de extremidade, do tipo anel ou pulseira.

No Brasil, a dosimetria é realizada mensalmente. Portanto, a troca dos monitores é feita a cada 30 dias, por via postal. Após receber o dosímetro do cliente, o Serviço de Monitoração de Individual Externa (SMIE) da PRO-RAD, comumente denominado de Laboratório de Dosimetria, faz a avaliação da dose de cada dosímetro (equivalente de dose individual) e emite um Relatório de Doses para o cliente.

Para que a dose apresentada no Relatório de Doses represente a dose recebida pelo usuário, é importante que o usuário saiba utilizar o monitor individual corretamente. Acesse o curso e aprofunde seus conhecimentos sobre o dosímetro que você e sua equipe utilizam.

Conteúdo programático:

  • Monitoração individual;
  • Rotinas e funcionamento do serviço de dosimetria;
  • Dosímetro termoluminescente;
  • Forma de uso dos dosímetros;
  • Outros tipos de dosimetria.

 

Para auxiliar nos desenvolvimento da equipe de IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) do serviço de radioproteção, a PRO-RAD também oferece os cursos anuais obrigatórios para as áreas de radiologia e diagnóstico por imagem (treinamento anual de proteção radiológica em radiologia) e industrial (treinamento anual de proteção radiológica industrial).